terça-feira, 10 de março de 2009

EcoBikeBag

Eu sempre carrego minha sacola quando vou fazer compras no supermercado, ou afins. (pra quem não sabe sou vegetarianíssima e minhas fontes de abastecimento se resumem à feira de domingo e zona cerealista). Então adorei ser convidada, ano passado, para participar da exposição " Eu não sou + de plástico, sou sustentável e gero renda" , organizada pelo Design Possível que é idealizado do meu colega de trabalho e amigo Ivo Pons : )
A proposta era que os designers convidados deveriam desenvolver sacolas de compras reutilizáveis com grupos interdisciplinares envolvendo o trabalho de uma ONG.
Minha proposta foi a "Ecobikebag" , uma espécie de um alforge para bike (que são essas sacolas tradicionais de bicicleta, normalmente usadas em trilhas, carregadas nas duas laterais), mas que acompanhasse o biker também nas compras, assim, ela se desmonta formando duas sacolas de ombro que podem ser carregadas no supermercado, na feira, etc, além de prender na bicicleta.
O meu grupo era composto também pelo Jailson Freitas, que dá aulas de costura e bordado em Ongs de São Paulo e o Vitor Criscuolo, designer , biker e ex-orientando!
O resultado foi essa simpática sacola de lona 100% algodão (biodegradável) , fundo e abas de câmaras de pneu (reutilizados) e "apliques" com desenhos recortados na câmara e aplicados com pontos de bordado na sacola, para poder gerar atividades de bordado. A proposta é que ela fosse desenvolvida na ONG " Pano pra Manga", que está capacitando mulheres para costura e bordado!
A exposição aconteceu em novembro no Museu da Casa Brasileira , durante a Semana Viver Design SP e pôde ser revista na Craft Design este ano, que encerrou dia 05 de março.



Um comentário:

  1. Oi! Linda sacola. Mas antes de serem usadas em bykes, eram usadas em burrinhos. Em Joanópolis encontrei uma, bem velhinha, mas linda!

    ResponderExcluir