quinta-feira, 16 de julho de 2009

Figurinos Fada Oriana


Nesses últimos dias eu estava “internada” terminando mais um figurino, e também uma cortina de palco, para o grupo A Caixa de Fuxico, que eu já citei por aqui. Eles apresentam hoje (!!), as 16:30h, no espaço da Veja São Paulo, lá em Ilha Bela (http://vejasaopaulo.abril.com.br/ilhabela/evento.html) a peça-história “Fada Oriana”. Segundo palavras da Andréa Cavinato, idealizadora do grupo:


A Fada Oriana é uma história trazida de Portugal, de autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, história muito conhecida e querida das crianças por lá e que conta as aventuras de uma jovem e boa fada responsável por cuidar de uma floresta que fica a beira de uma cidade e de seus habitantes: animais, plantas e flores, a Velha, o Moleiro, O Lenhador, o Homem Muito Rico e o Poeta.


Seguindo a proposta da montagem, a história é acompanhada ao vivo por canções populares portuguesas e brasileiras. Assim, minha tarefa era fazer 3 figurinos, um para a narradora e outros dois para os músicos.

Baseada na idéia de trabalhar com simbologias poéticas e não informações completas, nós buscamos representar o natural e onírico com muita leveza e formas orgânicas não muito definidas, ou melhor, não prontas! Deixando espaço para a imaginação, criando uma atmosfera ...

Assim busquei referência no trabalho de duas artistas: a Sueca Hanna Werning, conhecida por suas estampas no mundo todo, aqui no Brasil, por exemplo, encontramos seu trabalho nas mochilas da Eastpak.



E o maravilhoso trabalho de Karen Nicol, que pode ser visto em www.karennicol.com.


O resultado são recortes em feltro sobre uma base de tule. As peças serão usadas sobre outras roupas, brancas (antes que alguém pergunte: “ as atrizes vão mostrar os peitos?”)

Quando eu tiver fotos melhores, no corpo do atores, posto por aqui!






2 comentários:

  1. ta bonito pra caramba , eu gostei...

    eu me identifiquei com as referencias tbm entende? bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei vestir o figurino (rsrsrsrs) Tava lindo mesmo, com o painel atrás e os adereços de cabelo. A Jú é muito boa! Thaia Perez, atriz, diretora, estava assistindo e seu primeiro comentário foi : "Que beleza de figurino!". E é confortável, coisa essencial pra poder tocar um instrumento.Obrigada, Ju, foi uma honra! Bjos.

    ResponderExcluir